Por iniciativa do Prefeito Wellington Maciel, em conjunto com a Secretária de Assistência Social, Rejane Maciel, e associação do Vereador e Líder do Governo, Luciano Pacheco, foi escolhido o nome da Senhora Djanira Torres Galindo, Dona Deja, para a segunda Cozinha Comunitária de Arcoverde, que funcionará no Residencial Maria de Fátima Freire, zona oeste de Arcoverde, e cujo processo estrutural e de instalação dos equipamentos está em fase de finalização para entrega oficial à população da citada comunidade e regiões próximas ainda neste mês de dezembro.
Aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Arcoverde e sancionada pelo Prefeito Wellington Maciel em 18 de novembro deste ano, a Lei Ordinária nº 2.736/2024 faz justo reconhecimento à memória de Dona Deja, como era carinhosamente conhecida por todos. Nascida em 1939 na cidade de Alagoinha e registrada em Pesqueira, ainda criança Dona Deja veio com a família residir em Arcoverde, onde viveu até sua morte em junho de 2024, aos 84 anos. Aqui casou e teve 13 filhos, criando-os com amor e dignidade através dos seus trabalhos como cozinheira, quituteira, merendeira e, posteriormente, como empreendedora, tornando-se proprietária do antigo Bar e Restaurante Verdes Arcos e da Pousada Verdes Arcos, equipamentos localizados à Avenida Cel. Antônio Japiassu no centro de Arcoverde. Pela sua trajetória de luta, dedicação e de trabalho duro e exemplar, recebeu várias homenagens em vida, com destaque para o título de cidadã arcoverdense.
Para o consultor empresarial Djnaldo Galindo, um dos filhos de Dona Deja, a história de sua mãe é o mais puro exemplo de vitória e de sucesso através de uma vida dedicada ao trabalho, pela renúncia à pequenas vaidades, pela temperança e sobretudo pela honestidade, sendo esse último um caso raro na biografia daqueles que ascendem social e economicamente, em especial ao estranho tempo de valores invertidos que hoje a todos nos causa espécie.
“Homenagear mais uma vez Dona Djanira dando-lhe o nome da Cozinha Comunitária do Bairro Maria de Fátima é uma excelente oportunidade de dar projeção ao nome de quem realmente faz jus, especialmente a uma instituição que cuidará de alimentar os mais necessitados, justamente aqueles a quem Dona Deja tanto acolheu quando merendeira da antiga Escola Presidente Médice. Ao honrar essa ilustre cidadã, a atual gestão municipal demonstra de maneira cabal e inequívoca de que Arcoverde não esquece os seus”, enfatizou Djnaldo Galindo.
A nova cozinha comunitária – a segunda da gestão Wellington Maciel e que irá funcionar no Residencial Maria de Fátima Freire - é fruto de mais uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, com o Governo do Estado, sendo viabilizada no contexto do Programa Bom Prato/PE, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas.
16 de Janeiro de 2025
16 de Janeiro de 2025
16 de Janeiro de 2025
19 de Dezembro de 2024