Criada na gestão do Prefeito Wellington Maciel e impulsionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob o comando da secretária Janice Soares, a Feira do Empreendedor de Arcoverde (FEMEAR) foi definitivamente instituída através da Lei Ordinária nº 2.725/2024, sancionada em 02 de outubro. Portanto, a partir de agora, a gestão concretiza o sonho de tornar o que no passado foi a charmosa “feirinha típica”, na atual e não menos charmosa, porém, estruturada e organizada feira que reúne empreendedores locais do nicho de artesanato, gastronomia e comedoria regional.
Pela Lei aprovada pelo poder legislativo, por iniciativa do poder executivo, a feira deverá acontecer aos sábados, sempre entre 17 e 22h, sendo a Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra) o local estabelecido para seu funcionamento definitivo. Todavia, de forma eventual, a FEMEAR também poderá acontecer em outros locais do município, inclusive na zona rural, para atender necessidades culturais, turísticas, empresariais e institucionais, dentre outras.
Sempre sob a orientação e fiscalização da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a feira funcionará sob algumas condições estabelecidas pela Lei, a saber: horários estabelecidos para montagem, desmontagem e guarda dos produtos, além de definir uma logística setorial de modo a atender, preferencialmente, os segmentos contemplados. Por fim, a Lei ainda estabelece o ordenamento da fiscalização sanitária por parte dos órgãos responsáveis e critérios para acesso de veículos, com a proibição da permanência dos mesmos no local da feira durante o período de funcionamento.
Para a Secretária Janice Soares, a Lei Municipal veio em boa hora, pois, além de regulamentar os segmentos que serão priorizados na feira – artesanato, doces e salgados caseiros – também estabelece a mesma como patrimônio municipal, não podendo nenhuma gestão, doravante, extingui-la sem razões consideradas justas e legais. “Uma grande vitória para o empreendedorismo local, para a gestão do Prefeito Wellington e, principalmente, para a população de Arcoverde que volta a ter, de forma definitiva, a sua tradicional e querida feirinha típica, agora organizada, otimizada e profissionalizada”, finalizou Janice Soares.
11 de Fevereiro de 2025
11 de Fevereiro de 2025
11 de Fevereiro de 2025
11 de Fevereiro de 2025
11 de Fevereiro de 2025
11 de Fevereiro de 2025