Arcoverde continua “bem na fita” do Turismo
Na gestão do Prefeito Wellington Maciel (2021/2024) e sob o comando do competente Secretário Pedro Brandão, o turismo continua sendo uma atividade que se destaca no município pelo trabalho efetivo, eficiente e eficaz realizado de forma inclusiva e abrangendo segmentos como o cultural, criativo, religioso, social, gastronômico, esportivo, ecológico, de lazer, de aventura e de negócios, dentre outros. 
 
E essa atuação positiva se reflete no Mapa do Turismo Brasileiro (MTB), onde, mais uma vez, Arcoverde recebe do Ministério do Turismo (MTur) a certificação (foto) de que continua atuante como município detentor de oferta turística e a caminho de, num futuro próximo, se transformar em município turístico. 

Na atualização de 2024, Arcoverde demonstra crescimento na atividade turística com aumento da oferta de novos leitos na rede hoteleira e construção de novos equipamentos, como também na rede de gastronomia (restaurante, bares, lanchonetes e, de forma especial, no segmento de delivery) e setor de serviços, incluindo toda a infraestrutura de apoio ao turismo (postos de gasolina, lojas de conveniência, farmácias, oficinas automotivas, etc.).

Outro fator positivo é que Arcoverde continua categorizado no grupo “b” de cidades pernambucanas listadas pelo MTur com potencial turístico, ao lado Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá e Triunfo, só pra citar as principais deste seleto grupo. Para destacar a importância dessa categorização aferida pelo Ministério do Turismo, basta citar que, em Pernambuco, apenas as cidades de Recife (capital do estado) e Ipojuca (detentora da paradisíaca praia de Porto de Galinhas) estão inseridas na categoria “a” no Mapa do Turismo Brasileiro. 

Mapa do Turismo Brasileiro:

É um instrumento que orienta o Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas para o turismo. O mapa define a área territorial que deve ser priorizada pelo MTur, e auxilia o Governo Federal e os Estados no desenvolvimento de políticas públicas. 

O Mapa do Turismo Brasileiro é atualizado continuamente, e os municípios podem se cadastrar a qualquer momento, desde que cumpram os critérios estabelecidos. Os municípios que compõem o mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regional. 

Para entrar no Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios devem cumprir alguns critérios, como:
Investir no desenvolvimento do setor
Ter uma instância de governança regional de turismo (IGR).
 
O sistema eletrônico do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa) está disponível no site www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

img

'