Prefeitura de Arcoverde é representada no Workshop Ferramenta Clima PE, realizado pelo Governo do Estado

A Diretora de Meio Ambiente de Arcoverde, Jaqueline Coelho, integrante do Viveiro Educativo, representou nesta terça-feira (04) a gestão municipal, na programação do Workshop Ferramenta Clima PE. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), fazendo parte das ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 05 de junho.

No workshop, os participantes contaram com a apresentação do Projeto Clima PE e sua Ferramenta, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com recursos do Future Fund do Under 2 Coalition. O projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital de fácil acesso, que sirva de ferramenta de apoio e incentivo à ação climática local, promovendo uma maior articulação entre os entes federativos para o fomento do debate e a implementação das políticas do clima.

"A importância deste projeto também está relacionada ao engajamento dos governos municipais, para a construção de um Pernambuco de baixo carbono, resiliente e inclusivo", ressaltou Jaqueline Coelho.

As explanações do workshop trataram os sete eixos do projeto, divididos em: 'Governança e Instrumentos', 'Educação e Comunicação', 'Adaptação e Gestão de Riscos ao Impactos Climáticos', 'Resíduos', 'Agricultura Resiliente e de Baixo Carbono', 'Conservação e Recuperação Ambiental' e 'Energia e Transporte'.

Também foram abordados na ocasião, tópicos relacionados à mudança climática, como o agravamento de ondas de calor, aumento da intensidade das chuvas e o aumento no número de transmissão de doenças por vetores.